Total de visualizações de página

terça-feira, 17 de maio de 2011

Banco de Imagens


    A evolução da fotografia analógica para digital revolucionou não só a praticidade de capturar imagens corrigi-las, mas também disseminá-las. O uso da Internet contribuiu para que os usuários trocassem não só informações, mas também imagens principalmente pelas redes sociais. O processo de seleção deve ser filtrado, as imagens são divulgadas livremente na rede, porém atualmente a venda das mesmas é comum. Não pela questão da autoria, algumas possuem marca d’gua para não haver posterior distribuição gratuita por outro detentor da imagem, preservando assim os direitos de quem as capturou.
Utilizada  para guardar memórias, momentos, ações, paisagens, pessoas. Os repositórios cumprem papel importante nesta tarefa, armazenam todas as imagens de forma gratuita ou não. É uma forma de preservar as imagens, visto que o papel é perecível e estando na Internet as chances de se perder são menores.
    Portanto, as fotos são meios utilizados para representar o mundo de determinada pessoa que captura tal imagem, é o perceber, sentir, relembrar. É único, porém para cada uma possui um significado diferente.



          Fontes consultadas:
          CASTAÑO, Muñoz; JESUS, E. Evaluación y análisis de los mecanismos de recuperación de   imágenes. Revista El Professional de La Información. Barcelona, p. 4-18, v.3, out. 2001. Disponível em:< http://bddoc.csic.es:8080/ver/ISOC/revi/0721.html>. Acesso em: 22 abril 2011.

      VOGT, C. Informação e simulacro. Com ciência. Disponível em:< http://www.comciencia.br/reportagens/socinfo/rtf/infotudo.rtf> Acesso em: 23 abril 2011.





Nenhum comentário:

Postar um comentário