Total de visualizações de página

terça-feira, 17 de maio de 2011

Repositórios de Vídeos educacionais


Vídeo como ferramenta para a educação

Os Vídeos Educativos utilizados para apresentar filmes, reportagens, aulas virtuais, entrevistas, servem como material auxiliar de apoio ao professor, de forma que possam ilustrar as aulas. O acesso universal à Internet, o crescimento do número de usuários contribui para que os educadores voltem-se para um novo método de ensino, ou ferramentas inovadoras, para despertar a atenção dos alunos que convivem, utilizam e acessam as redes sociais, publicam fotos e vídeos na Web.
Há também a troca de informações que são possibilitadas tanto pelas redes sociais, como também dos ambientes virtuais, já que ambos possuem a possibilidade de partilhar e disseminar as informações.
Segundo Rozados (2011) são serviços gratuitos ou não, utilizados em diferentes áreas do conhecimento e funcionam como importantes fontes de pesquisa.

Para exemplificar cito os seguintes sites de armazenamento de vídeos e informação:
http://tvescola.mec.gov.br/ armazena vídeos educativos
http://zappiens.br/portal/home.jsp  utilizado para divulgação, disseminação e distribuição de conteúdos digitais em língua portuguesa de diversas instituições.
http://www.youtube.com/education?b=400 armazena vídeos com fins educativos
http://www.vidilife.com/ site para armazenar diversos vídeos
http://vimeo.com site com fins educativos e de entretenimento

Fontes consultadas:
ROZADOS, Helen Beatriz Frota. Tema 5: Repositório de vídeos. Informações em mídias digitais, 1 transparência, [2010?], p.3. Disponível em:  < http://moodleinstitucional.ufrgs.br/file.php/12204/AULA_7_Repositorio_video/ME_TEMA_5_Repositorio_video.ppt#274,2,Repositórios de vídeos>. Acesso em: 10 maio. 2011.
BARROS, Moreno. Não publicar e não perecer. Revista Informação e universidade, Rio de Janeiro, v.2, n. 1, out. 2010. Disponível em: < http://www.siglinux.nce.ufrj.br/~gtbib/site/wp-content/uploads/2009/07/moreno-barros-publicar-perecer.pdf>. Acesso em: 15 de maio de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário