Total de visualizações de página

sexta-feira, 24 de junho de 2011

CONVERGÊNCIA CULTURAL

         


             A incorporação de softwares e aplicativos de todo tipo transforma o celular num verdadeiro computador de bolso, que faz tudo: fala, acessa a internet, envia e recebe e-mails, troca mensagens de texto, baixa programas, músicas, fotografa, filma, sintoniza rádio e TV, recebe noticias, localiza pessoas, enfim, uma infinidade de possibilidades. As tecnologias evoluem, criando novos instrumentos de ligação entre as pessoas, disseminando informações. 


            Segundo SIQUEIRA: “Vale a pena fazer um rápido balanço da trajetória do celular desde sua introdução no mundo em 1981, no Japão e na Escandinávia, e nas Américas, em 1983. Ao longo da história humana, nenhuma outra invenção se expandiu e alcançou tantos seres humanos em tão pouco tempo quanto o celular. Em menos de 30 anos, saiu do zero para alcançar os 5,3 bilhões atuais – quando a população da Terra se aproxima dos 6,8 bilhões de habitantes”.


               O conteúdo informacional explicitado durante o decorrer da disciplina, a evolução dos posts elaborados e as questões abordadas foram importantes para o aprendizando e possibilidade proporcionada para discorrer sobre os assuntos propostos.
             Os blogs permitem que pessoas com interesses semelhantes partilhem de informações através da constituição de comunidades, com objetivo de disseminar o conhecimento. O principal atrativo dos blogues é que qualquer pessoa possa construir um, contribuir dinamicamente e partilhar as informações com número maior de pessoas, de forma que haja interação entre as mesmas.
               As inovações tecnológicas servem como base e referência para a divulgação dos serviços prestados pelos profissionais da área da informação, como as bibliotecas. O vídeo a seguir aborda a Biblioteca Digital da Espanha, que inova prestando seus serviços virtualmente.


f

Vídeo: Nace la Biblioteca Digital Hispánica








REFERÊNCIAS:

Madrid, 16 ene (EFE TV).  Nace la Biblioteca Digital Hispánica. Espanha: 2008. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=6UHtfZegA-o&feature=fvst>. Acesso em: 28 jun. 2011.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2008. cap. 1.

SIQUEIRA, Ethevaldo. Mundo terá 55 bilhões de dispositivos móveis em 2020. [S.l.]. Disponível em:<http://jandirafeijo.blogspot.com/2011/02/mundo-tera-55-bilhoes-de-dispositivos.html>. Acesso em: 28 jun. 2011.

Microblog

O TWITTER é o principal exemplo de microblog utilizado atualmente.
Tem como principal característica a inserção de até 140 caracteres, seu slogan é: “ O que está acontecendo?”.
Teve seu lançamento em 2006, porém passou a ter maior espaço na mídia a partir de 2009, quando celebridades passaram a fazer parte, para seguir e ser seguido por alguém não é necessário ter a permissão da pessoa, a grande vantagem e novidade é que todas as informações são atualizadas em tempo real no perfil do usuário.


                    A biblioteca do congresso dos Estados Unidos anunciou que irá arquivar todas as mensagens publicadas no Twitter desde o lançamento do serviço em março de 2006. Os “tweets” armazenados poderão ser utilizados para pesquisas e estudos em diversas áreas.
                    O site do G1 publicou: “O arquivamento de mensagens no serviço de microblog mostra a importância do Twitter para o mundo atual. Um dos “tweets” mais importantes é o do presidente norte-americano, Barack Obama, quando ele venceu as eleições dos Estados Unidos em 2008 (http://twitter.com/barackobama/status/992176676). Outros posts importantes são de um fotojornalista preso no Egito e que mobilizou a comunidade on-line.
A biblioteca do congresso terá bastante trabalho pois cerca de 50 milhões de mensagens são publicadas no Twitter diariamente. Além disso, o órgão armazena materiais publicados na internet desde o ano 2000 e conta com um arquivo que alcança 167 terabytes”.



                O uso  do TWITTER como ferramenta para serviços bibliotecários é exemplificado no vídeo de Moreno Barros postado no YOUTUBE:


Vídeo: Brazilian librarians and twitter.


           Segundo CARDOZO: "A principal constatação é que a utilização das redes sociais como o Twitter para difusão de informações, sejam pessoais, sejam corporativas, utilizando-se de perfis reais e institucionais em sua divulgação, gera maior credibilidade das ações desenvolvidas, bem como estas são mais rápidas e podem ser acessadas via browser ou aplicativos que rodam em outros gadgets, como celulares ou smartphones".









REFERÊNCIAS:

G1. Biblioteca do congresso norte-americano arquivará todos os 'tweets'. São Paulo. 14 abril 2010. Disponível em: <http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL1569613-6174,00.html>. Acesso em: 24 jun. 2011.



BARROS, Moreno. Brazilian librarians and twitter. Disponível em:< http://www.youtube.com/watch?v=_GippbISbmE>. Acesso em: 29 jun. 2011.


CARDOZO, Missila Loures. Twitter: Microblog e rede Social. In: Caderno. Com: São Caetano do Sul. v.4, nº 2, 2009. p. 24-38.

Redes Sociais




Coletividade construindo as redes sociais e colaborando com os interesses profissionais.


A Internet além  de facilitar o acesso a informação instiga os usuários a se interligarem, após a criação das redes sociais cada um procuro outros membros com os meus interesses, da mesma cidade, mesma língua, enfim. Os usuários cada vez mais possuem redes sociais diferentes, para que possam agrupar mais amigos, fazer mais contatos e manterem-se interagindo e conectados sempre.
As redes são compostas de pequenos grupos interligados por interesses afins. Definidos pelos hobbies, religião, política, localização geográfica, entre outros.


       Para Levy (2000): “O que é o Universal? É a presença (virtual) para si da humanidade. Quanto à totalidade, podemos defini-la como o agrupamento estabilizado do sentido de uma pluralidade (discurso, situação, conjunto de eventos, etc.). Essa identidade global pode encerrar-se no horizonte de um processo complexo, resultar do desequilíbrio dinâmico da vida, emergir das oscilações e contradições do pensamento. Mas qualquer que seja a complexidade de suas modalidades, a totalidade ainda continua abaixo do horizonte do mesmo”.  

Um exemplo de interação social que agrupa gosto pelo mesmo assunto e gênero é o site do FILMOW (), o site é brasileiro e possui cerca de oitenta mil usuários. É possível selecionar os filmes já vistos, os que o usuário pretende ver e os que o usuários não quer ver jamais. Possui a ferramenta para dar nota através de estrelinha de zero a cinco e é permitido fazer comentários. O Site apresenta também séries de TV, novelas, programas humorísticos, atores, diretores, diversos recursos para o usuários clicar e ir construindo seu ambiente virtual de gosto pessoal.www.filmow.com.br




Outro exemplo é o RECEITÁCULO (WWW.receitáculo.com.br) onde os usuários cadastrados enviam receitas, trocam, dão dicas, sugestões de culinária, as receitas mais acessadas e os usuários mais votados e famosos pelas suas receitas são promovidos pela seguinte hierarquia:






        Os sites de interação coletiva como o ORKUT, FACEBOOK, TWITER, YOU TUBE, BADOO, atraem cada vez mais usuários, não só pela quantidade de usuários que utilizam o serviço mas também pelos diversos recursos que são oferecidos



        A lista de interesses em comum é imensa, os blogues e redes sociais para os profissionais interagirem são diversas. A troca de experiências, a atualização do conteúdo e a possibilidade de interagir com pessoas da mesma área são as vantagens das redes sociais.



 REFERÊNCIAS:
PINCETA, Karina. O avanço dos Meios Digitais e a Produção da Informação. São Paulo.
Artigo cientifico disponível em :<http://www.slideshare.net/karinaperussi/artigo-cientfico-redes-sociais-8460927>  Acesso em: 27 jun. 2011.


MACHADO, Davi Marcos. A estruturação de comunidades e redes sociais em ambiente virutal. São Paulo. Disponível em:< http://www.sapientia.pucsp.br//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10287>. Acesso em: 26 jun. 2011.


LÉVY, Pierra. O Universal sem Totalidade, Essência da Cybercultura. Editora: 34, São Paulo, 2001.

SILVESTRE, Rafael. Forma de comunicação e relacionamento no século 21. Estratégia Digital. Ribeirão Preto. Disponível em:< http://www.ribeiraopretoonline.com.br/coluna-estrategia-digital/redes-sociais-for
ma-de-comunicacao-e-relacionamento-no-seculo-21/39240>.Acesso

em: 29 jun. 2011.

TIC e informação em acervos museológicos

O Museu do  MARGS apresenta a visita virtual da casa onde está instalada o Museu, há um link para acessar uma mostra sobre o Realismo de 2010, formato 3 D é possível ter todos os ângulos das salas de exposição. O site é fácil de navegar e as informações são claras. Não houve atualização em relação as últimas mostras.



     O Museu da Pessoa apresenta de forma criativa a intenção de preservar a história das pessoas de todos os segmentos da sociedade. Acredita que as pessoas são agentes transformadores da História, no site há muita interatividade com o público, onde é possível enviar uma história pessoal, acessar a Biblioteca com textos de diversos autores desconhecidos.


     No Museo Del Prado ( Espanha) há possibilidade de navegar e observar as obras em exposição, recursos de vídeo, possibilidade de procurar por autor ou obra, site completo, com informações pertinentes, tradução e de fácil utilização. Apresenta a planta do prédio, história, informações pertinentes como: horários, preços, linha de ônibus, metrô, estacionamento, rota,entrada para cadeirantes, etc. Possui uma maquete em  3D onde é possível verificar o que possui cada parte do prédio.










     


       A visita virtual feita ao Museu Iberê Camargo é feita através de links que remetem a exposição das obras, cronologicamente. Há um link que narra a história do artista, o qual deu nome ao Museu. Apresenta o arquiteto português Álvaro Souza, que é um cinco arquitetos contemporâneos mais importantes do mundo.
    O site apresenta os ambientes do Museu, tais como: salas expositivas, átrio, reserva técnica, centro de documentação e pesquisa, Ateliê de Gravura, Ateliê do Programa Educativo, auditório, loja, cafeteria, estacionamento e parque ambiental projetado pela Fundação Gaia.
Um problema encontrado no site é que há links que não estão funcionando, mas a apresentação da página e o acesso para navegar é bom.


     Em todos os sites constatei que não há acessibilidade virtual para pessoas com necessidades especiais, recursos como sonorização para auxiliar a navegação, zoom,entre outros. Dos sites visitados o mais completo, com muitas informações e tradução foi o Museu Del Prado.


Sites consultados:
http://www.iberecamargo.org.br/