Coletividade construindo as redes sociais e colaborando com os interesses profissionais.
A Internet além de facilitar o acesso a informação instiga os usuários a se interligarem, após a criação das redes sociais cada um procuro outros membros com os meus interesses, da mesma cidade, mesma língua, enfim. Os usuários cada vez mais possuem redes sociais diferentes, para que possam agrupar mais amigos, fazer mais contatos e manterem-se interagindo e conectados sempre.
As redes são compostas de pequenos grupos interligados por interesses afins. Definidos pelos hobbies, religião, política, localização geográfica, entre outros.
Um exemplo de interação social que agrupa gosto pelo mesmo assunto e gênero é o site do FILMOW (), o site é brasileiro e possui cerca de oitenta mil usuários. É possível selecionar os filmes já vistos, os que o usuário pretende ver e os que o usuários não quer ver jamais. Possui a ferramenta para dar nota através de estrelinha de zero a cinco e é permitido fazer comentários. O Site apresenta também séries de TV, novelas, programas humorísticos, atores, diretores, diversos recursos para o usuários clicar e ir construindo seu ambiente virtual de gosto pessoal.www.filmow.com.br
Outro exemplo é o RECEITÁCULO (WWW.receitáculo.com.br) onde os usuários cadastrados enviam receitas, trocam, dão dicas, sugestões de culinária, as receitas mais acessadas e os usuários mais votados e famosos pelas suas receitas são promovidos pela seguinte hierarquia:
Os sites de interação coletiva como o ORKUT, FACEBOOK, TWITER, YOU TUBE, BADOO, atraem cada vez mais usuários, não só pela quantidade de usuários que utilizam o serviço mas também pelos diversos recursos que são oferecidos
A lista de interesses em comum é imensa, os blogues e redes sociais para os profissionais interagirem são diversas. A troca de experiências, a atualização do conteúdo e a possibilidade de interagir com pessoas da mesma área são as vantagens das redes sociais.
REFERÊNCIAS:
PINCETA, Karina. O avanço dos Meios Digitais e a Produção da Informação. São Paulo.
Artigo cientifico disponível em :<http://www.slideshare.net/karinaperussi/artigo-cientfico-redes-sociais-8460927> Acesso em: 27 jun. 2011.
MACHADO, Davi Marcos. A estruturação de comunidades e redes sociais em ambiente virutal. São Paulo. Disponível em:< http://www.sapientia.pucsp.br//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10287>. Acesso em: 26 jun. 2011.
LÉVY, Pierra. O Universal sem Totalidade, Essência da Cybercultura. Editora: 34, São Paulo, 2001.
SILVESTRE, Rafael. Forma de comunicação e relacionamento no século 21. Estratégia Digital. Ribeirão Preto. Disponível em:< http://www.ribeiraopretoonline.com.br/coluna-estrategia-digital/redes-sociais-for
em: 29 jun. 2011.
ma-de-comunicacao-e-relacionamento-no-seculo-21/39240>.Acesso
Nenhum comentário:
Postar um comentário