Total de visualizações de página

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Microblog

O TWITTER é o principal exemplo de microblog utilizado atualmente.
Tem como principal característica a inserção de até 140 caracteres, seu slogan é: “ O que está acontecendo?”.
Teve seu lançamento em 2006, porém passou a ter maior espaço na mídia a partir de 2009, quando celebridades passaram a fazer parte, para seguir e ser seguido por alguém não é necessário ter a permissão da pessoa, a grande vantagem e novidade é que todas as informações são atualizadas em tempo real no perfil do usuário.


                    A biblioteca do congresso dos Estados Unidos anunciou que irá arquivar todas as mensagens publicadas no Twitter desde o lançamento do serviço em março de 2006. Os “tweets” armazenados poderão ser utilizados para pesquisas e estudos em diversas áreas.
                    O site do G1 publicou: “O arquivamento de mensagens no serviço de microblog mostra a importância do Twitter para o mundo atual. Um dos “tweets” mais importantes é o do presidente norte-americano, Barack Obama, quando ele venceu as eleições dos Estados Unidos em 2008 (http://twitter.com/barackobama/status/992176676). Outros posts importantes são de um fotojornalista preso no Egito e que mobilizou a comunidade on-line.
A biblioteca do congresso terá bastante trabalho pois cerca de 50 milhões de mensagens são publicadas no Twitter diariamente. Além disso, o órgão armazena materiais publicados na internet desde o ano 2000 e conta com um arquivo que alcança 167 terabytes”.



                O uso  do TWITTER como ferramenta para serviços bibliotecários é exemplificado no vídeo de Moreno Barros postado no YOUTUBE:


Vídeo: Brazilian librarians and twitter.


           Segundo CARDOZO: "A principal constatação é que a utilização das redes sociais como o Twitter para difusão de informações, sejam pessoais, sejam corporativas, utilizando-se de perfis reais e institucionais em sua divulgação, gera maior credibilidade das ações desenvolvidas, bem como estas são mais rápidas e podem ser acessadas via browser ou aplicativos que rodam em outros gadgets, como celulares ou smartphones".









REFERÊNCIAS:

G1. Biblioteca do congresso norte-americano arquivará todos os 'tweets'. São Paulo. 14 abril 2010. Disponível em: <http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL1569613-6174,00.html>. Acesso em: 24 jun. 2011.



BARROS, Moreno. Brazilian librarians and twitter. Disponível em:< http://www.youtube.com/watch?v=_GippbISbmE>. Acesso em: 29 jun. 2011.


CARDOZO, Missila Loures. Twitter: Microblog e rede Social. In: Caderno. Com: São Caetano do Sul. v.4, nº 2, 2009. p. 24-38.

Nenhum comentário:

Postar um comentário