Total de visualizações de página

sexta-feira, 24 de junho de 2011

TIC e informação em acervos museológicos

O Museu do  MARGS apresenta a visita virtual da casa onde está instalada o Museu, há um link para acessar uma mostra sobre o Realismo de 2010, formato 3 D é possível ter todos os ângulos das salas de exposição. O site é fácil de navegar e as informações são claras. Não houve atualização em relação as últimas mostras.



     O Museu da Pessoa apresenta de forma criativa a intenção de preservar a história das pessoas de todos os segmentos da sociedade. Acredita que as pessoas são agentes transformadores da História, no site há muita interatividade com o público, onde é possível enviar uma história pessoal, acessar a Biblioteca com textos de diversos autores desconhecidos.


     No Museo Del Prado ( Espanha) há possibilidade de navegar e observar as obras em exposição, recursos de vídeo, possibilidade de procurar por autor ou obra, site completo, com informações pertinentes, tradução e de fácil utilização. Apresenta a planta do prédio, história, informações pertinentes como: horários, preços, linha de ônibus, metrô, estacionamento, rota,entrada para cadeirantes, etc. Possui uma maquete em  3D onde é possível verificar o que possui cada parte do prédio.










     


       A visita virtual feita ao Museu Iberê Camargo é feita através de links que remetem a exposição das obras, cronologicamente. Há um link que narra a história do artista, o qual deu nome ao Museu. Apresenta o arquiteto português Álvaro Souza, que é um cinco arquitetos contemporâneos mais importantes do mundo.
    O site apresenta os ambientes do Museu, tais como: salas expositivas, átrio, reserva técnica, centro de documentação e pesquisa, Ateliê de Gravura, Ateliê do Programa Educativo, auditório, loja, cafeteria, estacionamento e parque ambiental projetado pela Fundação Gaia.
Um problema encontrado no site é que há links que não estão funcionando, mas a apresentação da página e o acesso para navegar é bom.


     Em todos os sites constatei que não há acessibilidade virtual para pessoas com necessidades especiais, recursos como sonorização para auxiliar a navegação, zoom,entre outros. Dos sites visitados o mais completo, com muitas informações e tradução foi o Museu Del Prado.


Sites consultados:
http://www.iberecamargo.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário